• Home
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • ALBUNS
  • Listagem mês a mês
  • Você é o repórter
  • Mapa do Site
hojerondonia.com
hojerondonia.com
  • Home
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • ALBUNS
  • Listagem mês a mês
  • Você é o repórter
  • Mapa do Site
Compartilhar
Você está lendo
QUATRO PESSOAS DESAPARECEM EM RIOS DE RO EM 1 SEMANA; OCORRÊNCIAS CRESCEM 11% EM 2018
Home
Polícia

QUATRO PESSOAS DESAPARECEM EM RIOS DE RO EM 1 SEMANA; OCORRÊNCIAS CRESCEM 11% EM 2018

19 de novembro de 2018

QUATRO PESSOAS DESAPARECEM EM RIOS DE RO EM 1 SEMANA; OCORRÊNCIAS CRESCEM 11% EM 2018
Compartilhar no Whatsapp

Doze mergulhadores trabalham nos resgates, segundo coronel do Corpo de Bombeiros. Ao todo, 61 registros foram feitos este ano.

Na última semana, o Corpo de Bombeiros contabilizou quatro desaparecimentos de pessoas em rios de Rondônia. Desde a última terça-feira (13), três equipes de mergulhadores se desdobram para encontrar as vítimas desaparecidas nos rios Machado e Madeira.

Os casos se somam com as 61 ocorrências registradas até o momento este ano, segundo a corporação. Do início ao fim de 2017, foram 55, o que representa aumento de quase 11% no número de registros em todo o estado.

Segundo o coronel Gilvander Gregório, subcomandante geral dos Bombeiros, as equipes são formadas por quatro mergulhadores. “Ao todo, temos 12 mergulhadores em ação por hoje, divididos nas três frentes de resgate”, explicou.

No primeiro caso, duas pessoas sumiram por volta das 18h de terça-feira enquanto transportavam melancias que tinham acabado de colher do rio Madeira ao rio Jaci. A região do desaparecimento é próxima de Jaci-Paraná, distrito a pouco mais de 80 quilômetros do perímetro urbano de Porto Velho, local onde se concentram as buscas.

Conforme uma testemunha, os dois homens, um de 50 e outro de 36 anos, sumiram exatamente no horário em que as águas do rio Madeira ficam mais perigosas. Ela viu o momento em que o barco com os dois passou e retornou em seguida todo solto, com as melancias jogadas nas águas e sem eles. A vítima mais velha tem filhos e netos. Já a segunda cuida da enteada e a esposa está grávida.

Agente penitenciário e jovem

Dois dias depois, o agente penitenciário Marcos Paulo de Lima Marques, de 28 anos, desapareceu no Madeira após uma pescaria com um amigo. Conforme o coronel Gilvander Gregório, o caso aconteceu às 13h de quinta-feira, mas os bombeiros só foram acionados após duas horas do desaparecimento. As buscas entraram no quarto dia neste domingo (18).

De acordo com um amigo do diretor administrativo da Colônia Agrícola Penal de Porto Velho, a vítima pescava na comunidade de Cujubinzinho, no Baixo Madeira, quando teria ocorrido o acidente. Ainda segundo a testemunha, o anzol de Marcos Paulo ficou preso e, com isso, o agente mergulhou para tentar remover. Depois disso, não apareceu mais.

Porém, a tia de Marcos, Maria de Fátima Marques de Lima, apela por mais esforço nas buscas. Segundo ela, há apenas dois mergulhadores da corporação atuando no resgate.

“Nós precisamos de uma ajuda maior por parte dos bombeiros. Dois bombeiros lá não vão fazer nada”, contou, acrescentando que outros familiares e amigos auxiliam os bombeiros.

O último e mais recente caso, segundo informações preliminares do Corpo de Bombeiros, foi o desaparecimento de um jovem, no sábado (17), que tentou atravessar o rio Machado e não retornou. A idade da vítima não foi revelada.

Vítima mais recente desapareceu no rio Machado. — Foto: Pâmela Fernandes/G1

Vítima mais recente desapareceu no rio Machado. — Foto: Pâmela Fernandes/G1

‘Água que não perdoa’

Ao G1, o coronel Gilvander Gregório disse que todas as vítimas não usavam coletes salva vidas. Para evitar novos casos, ele aconselha que as pessoas nadem em locais que não apresentem correnteza e que a água esteja abaixo do umbigo.

“É uma máxima nossa, do Corpo de Bombeiros. ‘Água acima do umbigo, sinal de perigo’. É preciso ter cuidado com a água, que não perdoa”, acrescentou.

Até o momento, o Corpo de Bombeiros somou 61 ocorrências de desaparecimento em rios. O ano passado fechou o balanço com 55 registros, representando aumento de quase 11% no número de casos.

De afogamento que terminou em morte, a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) contabilizou 44 casos em 2017, ocorridos em 16 municípios do estado. Desses, 13 foram apenas em Porto Velho. Até junho deste ano, a Sesdec contabilizou 19 vítimas que morreram afogadas.

FONTE: G1 RO

DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA

Compartilhar no Whatsapp

Comments

comments

Facebook Twitter Google+ LinkedIn Pinterest

COMENTÁRIOS

Últimas postagens
  • APÓS TUMULTUAR ATENDIMENTO E CONSTRANGER SERVIDORES NO HOSPITAL, JULINHO É DENUNCIADO NA POLÍCIA CIVIL

    Compartilhar no WhatsappComentarista de rádio espalhou áudios e textos sobre o HRV sem checar informações Nos últimos três dias, em diversos canais de comunicação, o comentarista Julinho da Rádio se esforçou em constranger os servidores do Hospital Regional de Vilhena (HRV) e também em tumultuar o atendimento na unidade ao espalhar informações inverídicas sobre a…

    Posted on 21 de fevereiro de 2019 1:54 pm
  • O CASO BRUMADINHO E COMO NECESSITAMOS PENSAR A PARTIR DOS DIREITOS DA NATUREZA

    Compartilhar no WhatsappEstamos até agora estarrecidos, em todo o Brasil e pelo mundo afora, com o evento de rompimento da barragem de rejeito da extração de minério da Vale na cidade de Brumadinho, que deixou uma cidade em estado de luto, desnorteada e em estado de apreensão, já que se totalizam mais de 169 mortes…

    Posted on 21 de fevereiro de 2019 1:34 pm
  • EM ENTREVISTAS À IMPRENSA, SECRETÁRIO-GERAL DOS PROGRESSISTAS DETALHA ALGUMAS AÇÕES DO PARTIDO

    Compartilhar no WhatsappLuiz Paulo Batista disse que é possível fazer política com transparência, seriedade e respeito ao cidadão Em Porto Velho para compromissos partidários, o secretário-geral dos Progressistas em Rondônia, Luiz Paulo Batista, que reside em Cacoal, visitou alguns veículos de comunicação da Capital, nesta terça e quarta-feira (19 e 20/02), para divulgar o trabalho…

    Posted on 21 de fevereiro de 2019 1:26 pm
  • DESTAQUE EM PROVA DE EFICIÊNCIA ALIMENTAR, TOURO 3.0 DA AGRONOVA É CONTRATADO PELA ALTA GENETICS

    Compartilhar no WhatsappDestaque em prova de eficiência alimentar, o Touro 3.0 da Agronova (Sherlock x Backup) acaba de ser contratado pela Alta Genetics, após apresentar uma conversão alimentar de três quilos de matéria seca para cada quilo de ganho de peso, muito próximo da conversão alimentar de suínos. O animal, que em breve terá seu…

    Posted on 21 de fevereiro de 2019 1:13 pm
  • NO MINISTÉRIO DAS MINAS E ENERGIA, DEPUTADOS ESTADUAIS EXIGEM FIM DO AUMENTO DA TARIFA EM RONDÔNIA

    Compartilhar no WhatsappMinistro diz que vai se reunir com a Aneel e dar resposta aos parlamentares com urgência Acompanhado dos deputados estaduais Jhony Paixão (PRB), Jean Oliveira (MDB), Marcelo Cruz (PTB), Dr. Neidson (PMN), Chiquinho da Emater (PSB), Ismael Crispin (PSB) e Anderson Pereira (Pros), o presidente da Assembleia Legislativa, Laerte Gomes (PSDB), levou um…

    Posted on 21 de fevereiro de 2019 11:37 am
  • PÓS GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSUAL CIVIL COMEÇA DIA 09 NA UNESC

    Compartilhar no WhatsappNo dia 09 de março, a Unesc dá início a mais uma turma de Pós Graduação. Nesta data, começam as aulas de Direito Civil e Processual Civil. A Pós Graduação oferecida pela instituição, em Cacoal, tem como objetivo principal qualificar os alunos nos âmbitos tecnológico, científico, político, econômico, ambiental, intelectual e humano. Colaborando,…

    Posted on 21 de fevereiro de 2019 10:13 am
  • PRESIDENTE DA CÂMARA REBATE ACUSAÇÕES E CLASSIFICA AGITADOR POLÍTICO COMO ARDILOSO E MENTIROSO

    Compartilhar no WhatsappO presidente da Câmara de Vereadores, Ronildo Macedo (PV), classificou Ivan Bezerra, vulgo Ceará da Assossete, que se classifica como suposto líder comunitário, como um ardiloso e mentiroso agitador político, que usa de má-fé para denegrir a Câmara, os vereadores e o presidente da Casa de Leis. Ronildo disse que ficou muito surpreso,…

    Posted on 21 de fevereiro de 2019 9:34 am
  • ENTIDADES FILANTRÓPICAS E TRABALHADORES EM JI-PARANÁ/RO SÃO BENEFICIADOS COM ACORDO NA JUSTIÇA DO TRABALHO

    Compartilhar no WhatsappUm acordo homologado pela Justiça do Trabalho em Ji-Paraná/RO deve garantir o pagamento das verbas rescisórias e outros créditos devidos aos empregados do Supermercado Bom Dia, que fechou as portas no último dia 4. Além disso, vai ajudar entidades beneficentes com a doação de mercadorias. A conciliação foi realizada pela 1ª Vara do…

    Posted on 21 de fevereiro de 2019 9:27 am
  • TÉCNICOS PARTICIPAM DE CURSO SOBRE GESTÃO DE PROPRIEDADES RURAIS EM JI-PARANÁ

    Compartilhar no WhatsappNesta quarta (20) e quinta-feira (21), acontece em Ji-Paraná o curso Gestão de Propriedades Rurais voltado para colaboradores do projeto Plantar e técnicos de sindicatos do setor nos municípios de Itapuã do Oeste, Cujubim, Machadinho D’Oeste, Rio Crespo, Ariquemes, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Ji-Paraná, Presidente Médici, Rolim de Moura, Castanheiras e Novo Horizonte…

    Posted on 21 de fevereiro de 2019 9:19 am
  • DESCUBRA SE VOCÊ TEM QUEDA DE CABELO E SAIBA COMO CONTORNAR O PROBLEMA

    Compartilhar no WhatsappDr. Thiago Bianco, médico expert em transplantes capilares  tira dúvidas sobre esse tema O que é e de que maneira pode acontecer a queda do cabelo? A queda de cabelo acontece quando um fio se desprende do couro cabeludo, ainda com o bulbo. Esta queda pode acontecer por diversas razões, desde desequilíbrios hormonais até…

    Posted on 21 de fevereiro de 2019 9:04 am
  • EM REUNIÃO NA ANEEL, JAQUELINE CASSOL COBRA RESPOSTAS SOBRE REAJUSTE DA ENERGIA EM RO

    Compartilhar no WhatsappA Deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO), junto com a bancada federal de Rondônia, participou nesta terça-feira (19) de reunião na sede da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Na oportunidade a parlamentar exigiu explicações sobre o reajuste abusivo, autorizado pela agência reguladora, pouco tempo depois da compra da Eletrobrás Distribuição Rondônia pela Energisa….

    Posted on 20 de fevereiro de 2019 1:04 pm
  • CDL PORTO VELHO SE UNE À BANCADA E ENTIDADES PRODUTIVAS CONTRA AUMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA

    Compartilhar no WhatsappA CDL Porto Velho está participando das reuniões que estão sendo realizadas nesta semana, em Brasília, acerca do aumento abusivo de 28%  da tarifa de energia elétrica em Rondônia. Participam das reuniões os parlamentares da bancada federal, representantes do Judiciário e do Ministério Público e de outras entidades do setor produtivo de Rondônia….

    Posted on 20 de fevereiro de 2019 12:54 pm
  • Home
  • Expediente
  • Fale Conosco
  • ALBUNS
  • Listagem mês a mês
  • Você é o repórter
  • Mapa do Site
  • Voltar à página principal
© Hoje Rondonia 2018. Todos os Direitos Reservados
Produzido por Hoje Rondônia