A Prefeitura de Pimenteiras do Oeste/RO; através da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), iniciou a construção do novo prédio da sede do Centro de Referência e Assistência Social (Cras). A unidade é construída com emenda parlamentar do deputado federal Expedito Netto e recebeu o investimento da primeira etapa de R$ 250 mil junto ao convênio N°017/DPCN/2016 – Calha Norte – do Ministério da Defesa.
A unidade conta com área de construção de 143,87 MT2(metros quadrados). Ela contará com sala de atendimento as famílias, 4 banheiros, almoxarifado, cozinha, sala da coordenação, sala para atendimento aos grupos, arquivo, administração. A obra é executada pela empresa responsável: Pascuti Reformas e Construções Ltda-ME, através do contrato de N° 007/2019/Processo Adm. 640/2018.
Atualmente, a sede do CRAS de Pimenteiras está em prédio alugado pela prefeitura, atendendo os programas, incluindo atendimento social e oferecimento de cursos. Com a criação da nova sede, será possível oferecer melhores condições para o desenvolvimento dos programas aos morados pimenteirenses.
O Centro de Referência e Assistência Social (Cras) é uma ação da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), um espaço público que atua com famílias e indivíduos orientando-os e fortalecendo seu convívio sócio-familiar. No local, as assistentes sociais inserem as famílias no Cadastro Único, auxiliando-as em suas necessidades.
Conforme explica a Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social e primeira dama, Christiane Terezinha Preto, o CRAS é uma unidade pública municipal de atendimento, localizado em áreas estratégias que apresentam índices de vulnerabilidade e risco social. No local, são realizados atendimentos, acompanhamentos, trabalhos em grupo, facilitação ao acesso a serviços e benefícios sócios assistenciais e encaminhamentos das famílias à rede de atendimento.
Serviços prestados pelo CRAS
Segundo o prefeito Olvindo Luiz Dondé (PDT) na unidade do CRAS, serão oferecidos à comunidade o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além do acesso a programas sociais oferecidos pelo Estado de Rondônia e pelo Governo Federal, tais como: Bolsa Família, Carteirinha do Idoso, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, Programa Renda Cidadã, Programa Ação Jovem e Programa Viva Leite.
Com ações direcionadas à acolhida, à informação, à orientação e ao acompanhamento familiar, o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) visa ao encaminhamento e à inserção das famílias nos serviços e benefícios assistenciais.
Já o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é voltado a crianças, adolescentes e idosos, com o objetivo de fortalecer os vínculos familiares e comunitários, por meio de atividades de convivência, socialização, acolhimento, lazer, cultura e orientação de acordo com o ciclo de vida, prevenindo a ocorrência de situações de risco social, destacou o prefeito Vino.
Fonte e Fotos: Wilmer G. Borges/Assessor de Imprensa
DA REDAÇÃO DO HOJERONDONIA